segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Dia 9

Formados para o hino

Acolhida



Problematização

Após a apresentação da música, destaquei os versos iniciais: “a minha alegria atravessou o mar/e ancorou na passarela/fez um desembarque fascinante/no maior show da terra”. Com a participação de Yuri, Leandro, Wesley, Elisson, concluímos que o maior show da terra é feito por gente comum, que de forma organizada pode realizar um grande espetáculo. Observei que havia começado a aula com pouca colaboração dos alunos, e que dessa forma não conseguiríamos fazer um bom trabalho conjunto, justamente o contrário do que eu propunha com a música. Silenciaram, concluí a tarefa e fomos para a etapa seguinte.

Atividade Integradora

A turma foi dividida em grupos de três, usando a brincadeira do Pim de Três. Em uma folha de papel em branco, dobrada em dois, deveriam, em um lado, desenhar uma bandeira para si e, do outro, uma bandeira comum ao trio. Ao final, comentei que estavam com dificuldades de se representarem. Avisei que o trabalho será concluído ao final do dia, e que no dia seguinte seria fixado no mural.

Atividades
a) Reflexão sobre o Pacto de Convivência – Coordenação ficou responsável pelo levantamento dos pontos necessários para resolver o problema da limpeza.
b) Fala inicial – apresentação de Síntese e Avaliação.

c) Apresentação do capítulo 2 do Módulo I. Destaques sobre personagens e lugares nas pausas do vídeo. Alguns alunos, como Márcio e Claudemir, quase dormiram. Outros, como Elisson e Thaira, Edson e Juan, falaram durante toda a exposição.
d) Leitura de Imagem – divisão da turma usando o Pim do Cinco. A tarefa é de resumirem a história contada, que deverá ser apresentada no dia seguinte. Apenas um grupo envolveu-se de forma satisfatória. Nos outros, a atividade ficou concentrada em um ou dois alunos, como Thaíza, Vitória, Leandro, Wesley e Márcio.
e) Conclusão das Bandeiras de Mim.

Atividade Final
Planejamento das equipes:
 - Síntese: resumo do dia;
- Avaliação: avaliação das equipes;
- Coordenação: conclusão do Pacto de Convivência e colocação das bandeiras no mural;
- Socialização: planejamento da confraternização e preparação das atividades integradoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário