Acolhida
Marcos Paranhos iniciou a análise destacando a ideia de origem. Vários perceberam, como Vitória, Ítalo e Leandro, que Chico Buarque falava sobre a origem de seus pais, de sua família. O desconhecimento dos músicos citados dificultou o entendimento de que a música também tratava das origens da música popular brasileira. Precisei perguntar se conheciam alguns dos nomes, e aí então perceberam a relação dos nomes com a cultura nacional. Perguntados sobre a relação com nossas atividades, vários, como Daniel, ligaram ao Estudo de Origens.
Problematização
Comecei a conversa destacando o significado do círculo e o sentido de fazermos parte dele ou não. Lembrei a todos de que a ideia central é de que caminhamos juntos, rumo a 2013. Para isso, faz toda a diferença de quem está no círculo e quem está fora. Elisson participou positivamente da conversa.
Seguindo a problematização, pedi à Avaliação que fizesse um resumo da quarta-feira, dia em que não estou presente, e ouvimos muitos comentários sobre a briga entre Juan e Thaiza. Marcos Paranhos sintetizou o acontecimento, que sofreu acréscimos de relatos de Mayara e Vitória sobre outras agressões de Juan (tapa no rosto e beijos forçados, respectivamente). Destaquei que estavam ferindo o pacto estabelecido, fundamental para que pudéssemos caminhar juntos.
Atividade integradora
Dinâmica do Pim – cada aluno diz um número, em ordem crescente, até que o aluno que deveria dizer o número de um múltiplo previamente estabelecido. Não conseguimos completar uma volta sem erro, mas a grande maioria participou e tentou colaborar de forma positiva. Avisei que em outras ocasiões a Socialização é quem executará esta tarefa.
Atividades
1. Quatro grupos deveriam organizar uma tabela contabilizando o número de alunos nascidos no Rio e os nascidos fora. Também deveriam tabular da mesma forma as origens dos pais. Feito isso, cortariam quadrados de papel que representariam unidades para um gráfico representando a tabulação. Os grupos demoraram a iniciar a tarefa, o que prejudicou o resultado final. Apresentei os cartazes, todos incompletos, e analisei as diferenças numéricas apresentadas entre os grupos. A participação foi grande, mesmo que muitos tenham feito muito pouco.
2. Reuni as equipes em dois grupos:
b) Socialização e Coordenação – Planejam um evento carnavalesco para a semana seguinte.
Observações finais
A turma está mais calma e mais participativa. Alguns alunos ainda não conseguiram participar de forma minimamente relevante, como Ronaldo, Yuri, Juan, Lucas e Marcos Silva.
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