sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dia 8

Acolhida
Pouco antes de iniciarmos, chamei a atenção de Lucas Freitas pela sua falta de atenção e colaboração, e avisei a turma que estava com pouca paciência para isso. Questionado pela Thaíza, expliquei que, por mais que estivesse gostando do trabalho, estava bastante cansativo. Feliz por conseguir conversar e trabalhar com alunos que antes não havia aproximação, como o Ítalo e Thaíza (lembrado por ela), mas que estava terminando a segunda semana sem voz pois preciso, a todo momento, chamar a atenção de alunos que não participam da tarefa e ainda atrapalham o andamento das atividades. Depois disso, iniciei a música.
Li a letra da música, comentando junto com o eles o sentido de cada parágrafo e, ao final, concluímos que a morena personagem da música fez sucesso, mas a Escola de Samba fracassara. Observei que este era o objetivo da escolha da música: a ação individualista pode provocar o fracasso do grupo, e que todos precisamos ser responsáveis.

Atividade Integradora

Perguntei se a turma se conhecia bem, e então disse que ia fazer um teste. Pedi que um aluno saísse da sala para escolhermos um personagem. Ao voltar, o aluno deveria fazer perguntas para a turma na tentativa de encontrar o personagem escolhido. Fizemos quatro vezes, com boa integração. Encerrei observando que, na maioria das vezes, acertavam mais pela observação dos comportamentos do que pelas perguntas.

Atividades

a) Síntese: concluiu o resumo das atividades de Avaliação e o resumo da semana, apresentando dois cartazes que foram fixados no mural. A participação de todos os membros foi grande, com destaque para a atuação de Mayara (organizadora dos conteúdos), Thaíza e Marcos Paranhos (organização da apresentação). Cláudio, desde ontem, atuou com intensidade nas tarefas.
b) Socialização: reorganizaram os cartazes do Estudo de Origens, produzindo um cartaz com a correção do que foi feito. Carolina e Yuri trabalharam intensamente, com grande colaboração de Lucas Moura, Claudemir, Bruno e Vitória. A participação de Lucas Freitas continua muito pequena, dispersando-se com facilidade, a ponto de freqüentemente estar em outro ponto da sala.
c) Avaliação: organizaram uma avaliação da semana, em que cada aluno deixa um comentário para que o grupo organize entre gostou/não gostou e monte um cartaz com o conjunto de avaliações. O grupo demorou a tomar a iniciativa de distribuir os papéis para os colegas e orientá-los sobre a atividade. Ludmilla mais uma vez comandou o trabalho. Daniel dedicou-se a montagem do cartaz, Márcio, Lucas Silva e Rafael coletaram os dados. Elisson não participou da tarefa.
d) Coordenação: o grupo com a tarefa mais simples não conseguiu terminar o trabalho de forma satisfatória. Apesar de algum envolvimento do Ronaldo, e da Thaira, a responsabilidade de execução ficou para Nathália e Renata. Wesley preocupou-se mais com a organização do material, e Gabriel manteve-se, quase todo o tempo, alheio ao que ocorria.
Ao final das tarefas, pedi que os alunos registrassem qual foi a participação de cada membro na tarefa. Apenas Coordenação não foi orientada para tal, pois atrasaram-se muito com seu trabalho.

Atividade Final

1. Com o cartaz de Origens fixado, pedi que comparassem os dados, fosse de quantidades absolutas, fosse das quantidades relativas aos grupos correspondentes. O entendimento foi bem razoável, destacando-se mais uma vez na atividade matemática o Daniel.
2. Apresentei um resumo das obrigações das equipes para a próxima semana:
- Síntese: leitura do resumo do dia anterior no início da aula; cartaz na sexta-feira com resumo do trabalho de Avaliação; cartaz na segunda com um resumo da semana.
- Avaliação: apresentação da rotina planejada para o dia; condução de avaliações sobre as atividades da semana, o trabalho das equipes e os aprendizados adquiridos.
- Socialização: condução da acolhida e planejamento das celebrações de aniversário. Ainda não mencionei a produção de crachás e organização das atividades integradoras.
- Coordenação: listagem, organização e distribuição de materiais; manutenção e discussão do Pacto de Convivência.
3. Avaliei o rendimento da semana, destacando que o grupo estava mais concentrado e participativo. Destaquei a primeira participação de Ronaldo e a evolução do Cláudio. Destaquei como pontos negativos a limpeza que, por mais que estejam se esforçando, a sala continua ao fim do dia suja e, também, que alguns alunos ainda não participam de forma positiva. Ficaram para ser analisados na segunda-feira Vitória, Leandro e Rafael por uma brincadeira com água iniciada pelo Jean; Gabriel e Elisson por uma discussão sobre o material do último e pela atitude dispersa e negativa de ambos nas duas semanas; Lucas e Thaira pela última razão citada, e Thaiza e Juan por uma briga ocorrida na quarta-feira, sobre a qual já foram advertidos, mas que ainda resulta em reclamação da agressividade do Juan, comprovada pelas ofensas proferidas pelo mesmo enquanto Thaiza falava sobre o assunto ao início da aula. Juan foi encaminhado à Coordenadora Rosa Seles, que solicitará a presença do responsável para informá-lo dos problemas ocorridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário