Acolhida
Roda-Viva – Chico Buarque e Fernanda Porto
Na conversa sobre a música, alguns alunos perceberam fragmentos, principalmente do que falava da roda de samba que acabou. Wesley e Marcos P. perceberam a questão temporal. Destaquei que a música fala de várias coisas que se tenta fazer, mas que não se consegue concluir. A roda-viva do tempo passa rápido e, num piscar de olhos, o que se queria não se realiza. Coloquei no quadro os versos “a gente toma a iniciativa/ no nosso destino mandar/eis que chega a roda-viva e leva o destino pra lá”, comentando que muitas pessoas tentam tomar o rumo do seu destino, mas muitas vezes são empurradas para um outro caminho pelas imposições da vida.
Problematização
Animação Vida Maria
Pedi que comentassem a animação. Bruno disse que as coisas passam de geração a geração. Leandro destacou que a vida de Maria mudou num piscar de olhos. Daniel percebeu que, no caderno, várias Marias já haviam colocado seu nome. Ítalo comentou que, por falta de atitude, a vida de Maria estava repedindo a de sua mãe. Perguntei a ele que atitude era essa, e ele respondeu que seria o estudo. Sobre a fala do Ítalo, voltei ao texto do Chico que estava no quadro, comentando que a roda-viva do trabalho tinha afastado Maria dos estudos, mas que sua mãe poderia ter alterado suas possibilidades. Outros comentaram que, como a mãe definiu o destino de Maria porque não deixou ela estudar. Encerrei comentando que muitas vezes a vida não nos dá muitas escolhas, e somos obrigados a seguir determinado destino. Mas muitas vezes também não percebemos que houve uma oportunidade de tomarmos uma atitude e deixamos passar. Deixei a pergunta se eles percebiam que essa era uma nova oportunidade, de acelerar a roda-viva do tempo, mas para mudar.
Atividade
A atividade mais uma vez foi lenta, com poucos alunos colaborando. Elisson, Edson e Gabriel interferem no comportamento dos outros o tempo todo. Elisson e Thaira estão sempre juntos, sempre brigando.
2. Avaliação do dia 15/02
Márcio e Marcos assumiram a avaliação, que mostrou-se lenta e desorganizada. Após minha intervenção, Marcos P. ofereceu-se para participar da atividade. O processo foi concluído, com o índice de aprovação das atividades baixo. Analisei a tabulação observando que esperava pelo resultado, mas que via crescimento na participação de alguns alunos. Apenas estranhei que atividade que mais gostassem fosse a forma no pátio, mais que o dobro de ouvir música.
3. Diagnose de matemática
4. Preparação para o Memorial do Aluno
Os alunos foram instruidos a fazerem uma avaliação de como foram na primeira semana, e foi solicitado que trouxessem seu autorretrato e a imagem do objeto familiar.
Os alunos foram instruidos a fazerem uma avaliação de como foram na primeira semana, e foi solicitado que trouxessem seu autorretrato e a imagem do objeto familiar.
5. Síntese do dia anterior
O grupo responsável pela síntese não fez o cartaz, e ficaram incubidos de trazer pronto na próxima aula.
O grupo responsável pela síntese não fez o cartaz, e ficaram incubidos de trazer pronto na próxima aula.
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