quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Dia 3

Acolhida

Bom Dia


Pedi que comentassem sobre a música e o que haviam entendido da letra e quem fez o melhor comentário foi Ítalo, entendendo que as vezes somos uma coisa, as vezes outra. Coloquei no quadro o trecho "Um dia penso no futuro/No outro eu deixo prá lá,/Um dia eu acho a saída/No outro eu fico no ar" e fiz uma revisão das músicas que já ouvíramos: Infinito Particular e a ideia de que temos muita coisa dentro da gente; O Amanhã, e a tentativa de buscar o futuro; e com Bom Dia, comentei que todos nós somos assim, em alguns momentos preocupados, outros não, mas precisamos achar os caminhos e aproveitá-los. Relembrei o espírito de aceleração do Autonomia Carioca e a possibilidade de acertarmos o passo para o ensino médio.

Atividade integradora

Distribuí papel para todos, pedi que pensassem em um desenho e avisei que em poucos segundos passariam a folha para direita (obrigado, Kátia!), e assim trocariam até que o papel retornassem. Deu uma confusão danada no começo, mas conseguimos chegar ao fim.

Problematização

Questionei se haviam realizado o desenho desejado e, com a resposta negativa, indaguei por que não houve sucesso. Concluíram que, primeiramente, o colega do lado não conhecia seu projeto e, depois, um tentava sabotar o trabalho do outro. Relembrei a importância do trabalho de equipe e pedi que apresentassem uma solução para concluírem o desenho desejado. Se não me engano, Cláudio sugeriu que virássemos a página. Relacionei a observação de Cláudio com a avaliação do dia, lembrando que estávamos nos preparando para recomeçarmos, e a avaliação contribuiria para prepararmos o caminho à frente.

Atividades

1. Concluíram e fixaram os cartazes sobre expectativas e partilha no mural.



2. Diagnose de Português.
3. Reunimos as equipes no pátio externo e cada uma recebeu uma incumbência: Síntese, listar os eventos da última aula; Avaliação, comentar a última aula; Coordenação, listar materiais usados e que responsabilidades cada um poderia assumir; Socialização, montar um quadro de datas de aniversário e planejar alguma atividade sobre isso. Ao final, fizemos uma roda à sombra das árvores e relembramos o-que-espere-trouxe-fará e procuramos palavras sobre ações que nos comprometeríamos a realizar. Síntese anotou para a Coordenação preparar um cartaz do Pacto de Convivência.
4. Retornamos à sala de aula após o recreio e cada equipe iniciou a preparação de seus cartazes sobre a tarefa anterior. Mais uma vez, não conseguimos concluir, deixando para o dia seguinte. Pedi à Socialização que encontrassem músicas para iniciarmos o dia e avisei à Síntese e à Avaliação sobre seus papéis no dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário