quinta-feira, 26 de maio de 2011

Acolhida

Começamos com minha conversa com os professores Pedro e Márcia. O primeiro observou pequenas melhoras nas atividades. Márcia está trabalhando com música, e comentamos sobre a participação de Elisson na aula, que esteve presente no palco ao lado da professora. Comentamos também sobre a proposta do Wesley de instrumentos de sucata.
Lembrei à turma os compromissos de segunda-feira, 30.05. Wesley sugeriu para a comemoração um café-da-manhã. Edson mostrou-se preocupado com a organização, e solicitou que fizéssemos hoje. Orientei que seria no momento dos trabalhos das equipes.

Problematização

Apresentação do vídeo ‘Um índio’. Comentei que Caetano conta a história de um índio que seria o último, e que chegaria em uma nave reluzente e com novas tecnologias, para falar de algo muito especial. Sua chegada lembraria um boxer negro, um lutador chinês, o afoxé baiano, um índio do imaginário ocidental. Marcos P. observou que esse índio representaria todas as tribos indígenas, e completamos a idéia de que estabeleceria uma ligação entre o começo e um recomeço, uma nova ordem planetária.

Atividades

O planejamento inicial precisou ser refeito, pois o material solicitado (as apostilas de sexto ano) estava trocado.

1. Livro de Atividades, Viva a arte, pg. 37.
2. Livro de Atividades, Matematizar, pg. 38 a 40.

A turma dificulta extremamente o trabalho de retirada de dúvidas. Alunos como Thayra, Gabriel e Lucas F., que não param de conversar e, quando chega o momento da explicação, sempre interrompem com a intenção de parecem interessados, e para isso inventam números e frases completamente desconexas. Esse é um quadro generalizado, e alunos como Elisson, Ludmilla, Bruno, Wesley, Carolina e Mayara ficam prejudicados pois solicitam o professor para retirar as dúvidas mas não conseguem ser atendidos de forma satisfatória.

Pós-recreio

As equipes concluíram seus trabalhos. Mayara, Carolina e Rodrigo fixaram na entrada da secretaria um cartaz sobre a visita ao Museu do Índio. Edson, Elisson, Bruno e Leandro prepararam a lista de produtos para o café-da-manhã de 30.05 e distribuíram as responsabilidades de cada um. Thaiza e Renata fizeram um cartaz para o evento. Cláudio, Daniel e Márcio arrumaram a sala. Lucas M. fixou trabalhos no mural. Lucas S., Claudemir e Ítalo não fizeram o trabalho de Avaliação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário