segunda-feira, 30 de maio de 2011
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Acolhida
O assunto que se impôs foi sobre a organização do café-da-manhã de segunda-feira. Chegamos a conclusão de que seria melhor refazermos. Redistribuimos as funções do evento. Edson e Elisson organizaram a tarefa, o que levou algum tempo. Ronaldo e Rodrigo, que estavam reticentes, decidiram participar. Mayara e Renata ainda estão relutantes.
Atividade
1. Leitura do livro texto, páginas 50 a 57.
2. Livro de Atividade, página 43, as duas primeiras questões.
3. Batalha Naval (Atividade, 45).
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Acolhida
Começamos com minha conversa com os professores Pedro e Márcia. O primeiro observou pequenas melhoras nas atividades. Márcia está trabalhando com música, e comentamos sobre a participação de Elisson na aula, que esteve presente no palco ao lado da professora. Comentamos também sobre a proposta do Wesley de instrumentos de sucata.
Lembrei à turma os compromissos de segunda-feira, 30.05. Wesley sugeriu para a comemoração um café-da-manhã. Edson mostrou-se preocupado com a organização, e solicitou que fizéssemos hoje. Orientei que seria no momento dos trabalhos das equipes.
Problematização
Apresentação do vídeo ‘Um índio’. Comentei que Caetano conta a história de um índio que seria o último, e que chegaria em uma nave reluzente e com novas tecnologias, para falar de algo muito especial. Sua chegada lembraria um boxer negro, um lutador chinês, o afoxé baiano, um índio do imaginário ocidental. Marcos P. observou que esse índio representaria todas as tribos indígenas, e completamos a idéia de que estabeleceria uma ligação entre o começo e um recomeço, uma nova ordem planetária.
Atividades
O planejamento inicial precisou ser refeito, pois o material solicitado (as apostilas de sexto ano) estava trocado.
1. Livro de Atividades, Viva a arte, pg. 37.
2. Livro de Atividades, Matematizar, pg. 38 a 40.
A turma dificulta extremamente o trabalho de retirada de dúvidas. Alunos como Thayra, Gabriel e Lucas F., que não param de conversar e, quando chega o momento da explicação, sempre interrompem com a intenção de parecem interessados, e para isso inventam números e frases completamente desconexas. Esse é um quadro generalizado, e alunos como Elisson, Ludmilla, Bruno, Wesley, Carolina e Mayara ficam prejudicados pois solicitam o professor para retirar as dúvidas mas não conseguem ser atendidos de forma satisfatória.
Pós-recreio
As equipes concluíram seus trabalhos. Mayara, Carolina e Rodrigo fixaram na entrada da secretaria um cartaz sobre a visita ao Museu do Índio. Edson, Elisson, Bruno e Leandro prepararam a lista de produtos para o café-da-manhã de 30.05 e distribuíram as responsabilidades de cada um. Thaiza e Renata fizeram um cartaz para o evento. Cláudio, Daniel e Márcio arrumaram a sala. Lucas M. fixou trabalhos no mural. Lucas S., Claudemir e Ítalo não fizeram o trabalho de Avaliação.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Acolhida
Iniciamos o dia conversando sobre as obrigações domésticas e os compromissos estabelecidos com os responsáveis sobre os mesmos. Cada aluno apresentou seu trabalho, com poucos concluindo a tarefa em casa. Relembramos os vídeos e os assuntos já abordados.
Problematização
Selecionei alguns desenhos e fixei no mural. Pedi que estabelecessem relações entre os desenhos, de forma que pudemos discutir que ligações havia entre as aulas iniciais do módulo 04, dando ênfase à memória comunitária, seus registros e suas representações espaciais.
Atividades
1. Exibição do vídeo.
2. Explanação dos símbolos e mitos apresentados, da noção de tempo e evolução que estavam presentes no espetáculo, incluindo aí uma linha de tempo da História grega.
3. Ao final, estabelecemos uma relação entre a memória brasileira das teleaulas e a memória grega do evento apresentado.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Acolhida
Iniciamos o dia com uma conversa sobre a reunião com os responsáveis que ocorreu no dia 18.05. Estiveram presentes os responsáveis de Carolina, Lucas Freitas, Marcio, Mayara, Renata, Cláudio, Daniel, Leandro, Lucas Moura, Lucas Silva, Ludmilla, Thaíza, Wesley. Apresentei uma turma respeitosa com o professor, cuidadosa com a sala, em desenvolvimento no aspecto educacional, mas também muito falante, agitada e agressiva. Expliquei como funcionava o projeto Autonomia Carioca, tirei algumas dúvidas, fiz um rápido perfil dos alunos cujos responsáveis estavam presentes e, ao final, conversei em particular com alguns deles.
Os alunos foram avisados da reunião geral de sexta-feira e da necessidade dos responsáveis que não vieram na quarta-feira estarem presentes.
Marcos Castro encaminhou comentários sobre a aula de quarta-feira, que continua confusa, com os alunos interrompendo as explicações dos professores. Elisson aproveitou fala da professora Maria José sobre responsáveis para questionar se a turma não teria aluno representante. Encaminhei, então, a primeira tarefa das equipes.
Problematização
Conversamos sobre o papel de um representante e que características seriam necessárias para exercer a atividade e o valor que a turma precisaria dar à representação para que o trabalho valesse a pena.
Atividades
1. Socialização deveria coordenar um debate sobre o papel do representante e a escolha do mesmo. Pedi que fossem responsáveis, tranqüilos e organizados, assim como a turma deveria ser, no mínimo, respeitosa e que cada um falasse de cada vez. Ao final, concluiriam com um cartaz com as características do representante.
2. Avaliação deveria preparar um quadro que permitisse uma análise da atividade.
3. Síntese preparou um relatório sobre a semana.
4. Pós-recreio, teleaula.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Acolhida
Conversamos sobre a reunião de amanhã, a limpeza da sala, os trabalhos de casa. Iniciei a redistribuição das equipes, com entrega de cartões (amarelo, Coordenação, verde claro, Socialização, verde escuro, Síntese, vermelho, Avaliação).
Conversamos sobre a reunião de amanhã, a limpeza da sala, os trabalhos de casa. Iniciei a redistribuição das equipes, com entrega de cartões (amarelo, Coordenação, verde claro, Socialização, verde escuro, Síntese, vermelho, Avaliação).
Posteriormente, Gabriel pediu para fazer um quadro avaliativo semelhante ao da 1901. Por conta disso, fará parte da Avaliação.
Problematização
Apresentação dos trabalhos de Memória Material.
Atividades
1. Atividades das páginas 13, 18, 19, 24 a 26, 29.
Atividades
1. Atividades das páginas 13, 18, 19, 24 a 26, 29.
2. Teleaula A cobra de fogo, módulo 04, programa 03.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Acolhida
Conversa inicial sobre a reunião com responsáveis, as tarefas que estão pendentes e o trabalho que foi passado para casa. Comentei sobre os trabalhos futuros (trabalho de casa para 17.05 e pesquisa para 30.05) e a comemoração de maio em 30.05.
Problematização
Apresentação dos trabalhos de casa – Foi pedido que pesquisassem junto aos adultos de suas casas acontecimentos históricos brasileiros que mais os marcaram. Mayara comentou que seu pai destacou a Copa no Brasil e Lucas Silva conversou com seus avós sobre a restrição às mulheres de entrarem no mercado de trabalho.
A conversa serviu para ligar a aula anterior à aula de hoje, pois se a primeira tratava de registros históricos e familiares, a segunda resgata a formação do povo brasileiro. Relembramos o Estudo de Origens. Solicitei que refizessem o trabalho de Memória Material, mas desta vez com objetos dos outros membros da família.
Atividades
1. Teleaula Madame Litz, módulo 04, programa 02.
Apresentei explicações nas pausas. Não consegui concluir a última parte, o que inviabilizou o trabalho de Leitura de Imagens. Passei a atividade seguinte, sem dar maiores explicações.
2. Exercícios de matemática, páginas 16-17 e 27-28.
Antes da correção, dei uma explicação geral sobre a matéria. A partir daí, fomos refazendo a tarefa juntos.
3. Pós-recreio: conclusão das atividades das equipes.
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Acolhida
Começamos o dia conversando sobre o Conselho de Classe e a avaliação que foi feita sobre a turma. Destacamos pontos positivos e negativos de maneira geral, nos preparando para avaliações específicas.
Problematização
Elisson fez a leitura da avaliação que ele e Renata fizeram sobre a Comemoração do dia 02.05. Destacou os pontos negativos: nem todos trouxeram o que foi pedido; não respeitaram a distribuição dos alimentos; deixaram a sala muito suja. Pedi que refletissem, então, sobre os pontos positivos. De forma geral, acharam que não houve nenhum ponto positivo. Aos poucos, surgiram algumas observações: Ludmilla destacou que essa era a primeira festa; Lucas Silva comentou que vários cumpriram o que foi combinado; Mayara lembrou que a turma teve tolerância com quem não colaborou. Comentei sobre a importância da idéia de evolução, e que esperávamos que a próxima seja melhor que essa.
Aproveitei para lembrar Ludmilla sobre a avaliação da visita ao Museu do Índio, e comentei que havia uma evolução da turma quanto a postura adequada a um aluno, mas que ainda cometiam falhas muito graves, normalmente no que se refere ao respeito com o próximo. Assim foi na visita ao Museu, com um comportamento muito bom em grande parte da atividade, mas que em alguns raros momentos quase botaram tudo a perder.
Destaquei para turma que alunas como Mayara, Carolina e Natália pouco evoluíram: começaram bem e mantiveram a postura. Outros, já conhecidos do ano passado, apresentaram melhoras, como Thaíza, Marcos Paranhos, Cláudio, Wesley, Daniel, Lucas Silva, Lucas Moura, Ítalo, Edson e Elisson, mas que ainda apresentavam graves problemas de agressividade, principalmente verbal.
Durante a conversa, Elisson e Ítalo, por discussão, e Gabriel, por falar demais, receberam multa de silêncio.
Destaquei também que não bastava o envolvimento com as atividades, mas que precisavam dedicar-se mais aos aprendizados. Pedi, então, que terminassem a carta à professora Mônica sobre a visita, que deveria ser feita no Memorial.
Destaquei também que não bastava o envolvimento com as atividades, mas que precisavam dedicar-se mais aos aprendizados. Pedi, então, que terminassem a carta à professora Mônica sobre a visita, que deveria ser feita no Memorial.
Pós-recreio
Elisson e Renata ficaram responsáveis sobre o cartaz da avaliação da Comemoração de maio;
Ludmilla, Claudemir, Lucas Silva, Ítalo, Lucas Freitas ficaram responsáveis pela avaliação da visita; Mayara, Carolina e Rodrigo ficaram responsáveis pela pesquisa sobre os Karajás e os povos do Oiapoque; Natália e Moura ficaram responsáveis pela organização do mural. Edson e Marcos Paranhos ficarão responsáveis pela arrumação da caixa Memorial. Cláudio, Daniel, Márcio e Leandro estão responsáveis pela limpeza. Wesley e Yuri estão responsáveis pela síntese do dia de hoje.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)